terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Retomada discussão de revisão do manual de segurança nas indústrias do papel

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba (Sintipel), juntamente com representantes de empresas, do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e da Gerência do Ministério do Trabalho em Piracicaba retomaram na manhã desta quarta-feira, 03 de fevereiro, as discussões de revisão do manual de segurança de máquinas de papel. Nesta primeira reunião do ano, no Cerest, foi feita uma divisão de tarefas e cronograma de trabalho para 2016. O manual que passa por revisão foi elaborado de forma tripartite, envolvendo trabalhadores, indústrias e os órgãos fiscalizadores, e concluído em 2006, de forma inédita no País, com a finalidade de estabelecer medidas de segurança para o trabalhador que atua no setor.
De acordo com o presidente do Sintipel, Francisco Pinto Filho, o objetivo deste trabalho de revisão é de atualizar este manual, uma vez que o setor passou por mudanças, assim como a própria legislação. Nesta primeira reunião, em que participaram, ainda, representantes da Oji Papéis, Klabin e Paulispel Papiros, foi estabelecido que será feita uma divisão das partes da máquina começando com a preparação de massa que envolve diversos procedimentos. Com isso, já na próxima reunião, marcada para 25 de fevereiro, os participantes se comprometeram a apresentar suas experiências. Assim, o próximo passo, será a elaboração do documento final, que, em seguida, será colocada em consulta pública a proposta que envolverá a revisão de todas as partes da máquina de papel, para fechamento deste capítulo do manual.
A revisão do manual de segurança é um trabalho iniciado em 2013, envolvendo todo setor de papel, papelão e celulose, e está sendo desenvolvido em toda cadeia do setor, desde a matéria-prima, que é a madeira, até o produto final, que é o papel e a celulose, conta o presidente do Sintipel, Francisco Pinto Filho, o Chico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário